top of page

HOMEM-ARANHA: ONTEM, HOJE E SEMPRE

Em agosto de 1962, apareceu pela primeira vez nos quadrinhos o super-herói conhecido como Homem-Aranha, um adolescente franzino e um dos maiores heróis de todos os tempos.

 

   Por Guilherme Arandas

O Cabeça de Teia foi criado por Steve Ditko e pelo lendário Stan Lee, que discursando no que aparenta ser uma formatura, revelou que ao apresentar a ideia do herói a um editor da Marvel, foi duramente criticado. 

 

No geral, as críticas as críticas se resumiram a três fatores: 

 

  • As pessoas não gostam de aranhas. Desta forma, não havia a possibilidade de existir um super-herói chamado Homem-Aranha;  

  • A pessoa por trás da máscara do herói seria um adolescente chamado Peter Parker. Adolescentes, como dizia o editor para Stan, não poderiam ser heróis, e sim apenas ajudantes; 

  • Por fim, este herói ainda teria de lidar com problemas pessoais e financeiros. Mas de acordo com o editor que criticava a ideia de Stan Lee, os super-heróis não têm problemas pessoais. 

O tiro que saiu pela culatra

Apesar de ter escutado tudo aquilo, Stan Lee permaneceu com a ideia do herói em sua mente, esperando apenas uma oportunidade para colocá-lo em ação. 

 

Essa oportunidade veio na décima quinta edição da Fantasy Comics, uma antologia de histórias em quadrinhos publicada pela Marvel, mas que à época, não estava vendendo muitos exemplares.  

 

Ao colocar o Homem-Aranha na capa da edição, as vendas rapidamente voltaram a subir, e dali em diante, o herói passaria a ganhar uma popularidade cada vez maior.

 

Aparentemente, o tiro dado por aquele editor em Stan Lee saiu pela culatra. Não só em um sentido financeiro, já que as vendas voltaram a subir, como também em um sentido ideológico. 

 

Afinal de contas, ali ficou bem claro que o público das HQs estava esperando há muito tempo por um herói que verdadeiramente se identificasse com este mesmo público. 

 

E há uma pessoa mais identificável do que um adolescente endividado que leva secretamente uma vida dupla como um super-herói? Acho que não!    


O sucesso do Teioso foi tanto, que a partir de 1963, ano seguinte à sua primeira aparição nas HQs, a Marvel lançou "The Amazing Spider-Man #1", que focava exclusivamente no herói e passava a desenvolver melhor a sua própria história.

Capa da HQ em que o Homem-Aranha apareceu pela primeira vez (Imagem_ Marvel Comics).png

Capa da HQ em que o Homem-Aranha apareceu pela primeira vez (Imagem: Marvel Comics)

Galeria de vilões e adaptações para o cinema 

 

Para que conseguisse se estabelecer como um grande herói, o Cabeça de Teia teve que lutar contra uma galeria considerável de grandes vilões. Dentre eles se destacam: 

 

  • Duende Verde (arqui-inimigo)

  • Doutor Octopus;

  • Homem Areia; 

  • Electro; 

  • Mysterio; 

  • Lagarto; 

  • Venom; 

  • E muitos outros.  

Todos os vilões citados já foram adaptados para o cinema e alguns até já foram interpretados por mais de um ator, como é o caso do Duende Verde (Willem Dafoe e Dane DeHaan) e do Venom (Topher Grace e Tom Hardy).

Quanto ao nosso Amigão da Vizinhança, houve três atores que o interpretaram nas telonas ao longo de onze filmes. São eles: 

 

  • Tobey Maguire em "Homem-Aranha" (2002), "Homem-Aranha 2" (2004) e "Homem-aranha 3" (2007);  

  • Andrew Garfield em "O Espetacular Homem-Aranha" (2012) e "O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro" (2014);

  • Tom Holland em "Capitão América: Guerra Civil" (2016), "Homem-Aranha: De Volta ao Lar" (2017), "Vingadores: Guerra Infinita" (2018), "Vingadores: Ultimato" (2019), "Homem-Aranha: Longe de Casa" (2019) e o aguardado "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa", com previsão de estreia para o dia 16 de dezembro nos cinemas brasileiros, e cujo o trailer está disponível AQUI.  

 

O último filme mencionado está sendo muito aguardado pelos fãs, já que foi confirmado que ele lidará com o Multiverso, e poderá trazer novamente para a histórias as versões antigas do herói, junto de seus respectivos vilões. 

 

Caso ainda esteja com dificuldade para entender o que é o Multiverso, saiba que nós do Nerd Break também preparamos uma matéria para que leia e fique por dentro de tudo acerca deste conceito. 

O Homem-Aranha se torna uma referência

 

Além de ter se tornado o carro-chefe da Marvel e criado um forte senso de identificação com o seu público, o Amigão da Vizinhança também acabou se tornando uma referência de carisma e humor, que se fortaleceu ainda mais com a sua adaptação para filmes e jogos de videogame. 

 

Suas histórias, que não são apenas centradas nas suas aventuras como Homem-Aranha, revelam um lado no herói que é completamente humano. Peter Parker possui os mesmos problemas que a maioria de nós, e muitas vezes enfrenta as mesmas dificuldades que todos nós enfrentamos. 

 

Desta forma, é possível concluir que Peter é uma personificação de grande parte dos adolescentes. Ainda mais quando consideramos as principais características da sua personalidade: 

 

  • Inteligente; 

  • Nerd; 

  • Tímido; 

  • Possui poucos amigos;

  • Apresenta dificuldades para se relacionar com meninas;

  • Sofre bullying.

 

Não bastasse isso, Peter ainda deve lidar com uma vida pessoal extremamente conturbada, já que logo depois de adquirir seus poderes, ele perde seu tio Ben Parker assassinado por um criminoso que ele poderia ter pegado horas antes, e passa a ter que ajudar financeiramente a sua tia May Parker. 

 

Portanto, não é necessário que se enquadre em todas essas características mencionadas, mas certamente você encontrará uma delas em sua vida pessoal, fazendo com que a forma que Peter Parker lida com os seus problemas seja motivo de inspiração para milhões de leitores e espectadores. 

 

No final das contas, o que prevalece é justamente o maior lema do herói: "Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades". 

 

Assim como o nosso querido Homem-Aranha, nós todos eventualmente arcamos com grandes responsabilidades em nossas vidas e devemos sempre estar prontos para enfrentá-las. 

E aí, gostou da matéria? Qual é a sua opinião sobre o Homem-Aranha? Acha que ele é o maior super-herói de todos os tempos? 

 

Caso não ache, pedimos para que também leia a nossa reportagem sobre o Batman , e escreva nos comentários qual é a sua opinião sobre as duas matérias! 

CONTATO
  • Twitter
  • Instagram

@onerdbreak

@onerdbreak

© 2021 por Marketing Digital. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page