
O MULTIVERSO NOS FILMES DE SUPER-HERÓI
Um dos assuntos mais abordados nas HQs de toda e qualquer editora são as inúmeras possibilidades de mesclar determinados personagens e histórias, em um fenômeno que é conhecido como Multiverso.
Por Guilherme Arandas
%20(1).jpeg)
Imagem: Reprodução/Pinterest
O fenômeno do multiverso, por se tratar de realidades paralelas e necessitar de um universo consistente e bem conhecido pelo público para que cause mais impacto, fez com que ninguém ainda tivesse a coragem de adaptar isso ao live action. Bom, pelo menos ninguém até agora...
Com um universo que vem sendo construído desde 2008, através do lançamento do primeiro filme do Homem de Ferro, os filmes da Marvel, mais precisamente os que são produzidos pela Marvel Studios, vêm adquirindo um público cada vez maior e ganhando cada vez mais notoriedade.
Apesar disso, é fato que em certo momento, toda história pode acabar ficando cansativa. E mesmo com a introdução de novos personagens a cada novo filme, as histórias correm o risco de se tornarem repetitivas, e de se verem presas a um elemento conhecido como "fórmula Marvel".
A respeito disso, Luiz Lanna, estudante de contabilidade e fã de quadrinhos, diz: “A Marvel deve inovar em certos parâmetros, porém manter as características e a essência dos seus personagens”.
Desta forma, mesmo com o lançamento de "Vingadores: Ultimato" em 2019, que acabou se tornando a maior bilheteria da história do cinema, o estúdio decidiu ir além e investir em uma coisa ainda mais grandiosa.
Mas então, o que seria isso?
Em "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa", o terceiro filme do Cabeça de Teia protagonizado por Tom Holland, os espectadores poderão presenciar o começo de uma nova experiência.
Com velhos atores de filmes antigos do Homem-Aranha retornando, um novo universo em que várias versões do mesmo herói podem interagir e coexistir terá início. Com isso, cria-se uma nova gama de diversidade para as futuras histórias.
Entretanto, mesmo que o estúdio esteja utilizando seu herói mais conhecido para esta tarefa, a forma com que o Multiverso será desenvolvido no filme permanece uma incógnita.
O entrevistado, contudo, demonstra otimismo: “O lado bom do Multiverso é que existem muitas possibilidades, e desde que elas sejam bem trabalhadas, o impacto delas pode ser muito grande".

Imagem: Divulgação/Empire Magazine
Isso só está acontecendo na Marvel?
A resposta para a pergunta do título é "não". Ainda mais considerando que a principal concorrente da Marvel, a DC, também está apostando neste conceito para as suas futuras produções.

Imagem: Divulgação/Warner Bros. Pictures
A prova disso é "The Flash", filme com previsão de estreia para novembro do ano que vem e que também contará com versões diferentes de personagens já muito conhecidos pelo grande público, como por exemplo o Batman.
Não é possível saber se foi essa "ousadia" da Marvel que inspirou sua principal concorrente a fazer o mesmo, ou se isso já era um plano pré-estabelecido pelas duas editorias (agora, estúdios) para competirem pelo multiverso mais rico e interessante.
De qualquer forma, o que nos resta é aguardar pelo tão esperado "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa", filme com previsão de estreia para o dia 16 de dezembro nos cinemas brasileiros e que explorará, pela primeira vez em live action, o conceito do Multiverso.
Perguntado sobre a sua expectativa para o filme do Teioso, Luiz respondeu: “As expectativas são, em parte, muito boas. É uma história audaciosa e não vejo a hora de assistir”.
Confira o TRAILER do filme abaixo: Homem-Aranha - Sem Volta Para Casa | Trailer Teaser Oficial Legendado
E você? Também não vê a hora de assistir ao novo filme do Homem-Aranha? O que achou desta reportagem? Deixe sua opinião nos comentários! Será um prazer para a equipe do Nerd Break ler o que tem a dizer! :)